Projeto G9 realiza encontro para discutir sobre nova forma de fazer política e debater assuntos de interesse social para Açailândia e o Maranhão.

Participantes com seus certificados.

O encontro realizado no último dia 05, teve como objetivo principal, trazer conscientização sobre o papel do cidadão antes, durante e depois dos períodos eleitorais, fazendo um explanação sobre direitos e deveres. O evento contou com a participação de pessoas de vários setores da nossa sociedade, todos participaram ativamente em cada dinâmica e palestra ministrada.


Márcia Castelo Branco, que é professora, pós-graduada em Marketing Politico e Eleitoral e exerce um papel fundamental no bairro que reside, foi uma das palestrantes e falou sobre a importância do cidadão na política.

Ela falou sobre sermos ativos e fiscais dos nossos representantes, além de explanar sobre diretos e deveres que cada um tem para tornar melhor o meio em que vivemos através da esfera política, para Márcia, momentos como este deveriam ser mais frequentes, pois prepara o cidadão para desenvolver com mais consciência, o seu papel e ajudar a sociedade e se tornar cada dia melhor.

Niltinho e Rafael, ex candidatos a vereador, falaram das dificuldades enfrentadas durante um período de campanha, eles focaram principalmente no eleitor que ao invés de votar por consciência, votam por benefícios oferecidos por candidatos inescrupulosos.

Durante o encontro foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada com mais de 100 pessoas, o objetivo foi saber que tipo de político e que modelo de gestão seriam os mais indicados para melhorarem nosso estado e nossa cidade.

Em sua palestra, Marcelo Grangeiro apresentou oficialmente o Projeto G9, o que ele significa e qual seu objetivo, na página do instagram você pode ter acessos a materiais com todas essas informações, acessa lá e confere: @projetog9.

Marcelo fez diversos demonstrativos em sua palestra a respeito de sua visão sobre a nova forma de se fazer politica, trazendo profundas reflexões e exemplos de como o desenvolvimento acontece quando agimos da forma correta entendendo o nosso verdadeiro papel como cidadãos.

A parte final do encontro foi uma roda de conversas e sugestões para pautas em que o projeto poderia trabalhar, além de pontos de vistas e ideias de cada participante em relação a visão que eles tem sobre os temas abordados.

Um dos objetivos da roda de conversas foi propor a criação de comissões cidadãs para atuar nas diversas áreas da sociedade, tais como defesa de crianças e adolescentes, juventude, saúde, educação, esporte e lazer, entre vários outros.

Jardel Bonjardim que já concorreu em duas eleições, como vice prefeito em 2016 e deputado federal em 2018, falou que o conteúdo do evento foi importante para reforçar a luta por uma politica mais limpa e honesta, onde as pessoas possam de fato, ter representantes que façam as coisas acontecerem da forma correta e em beneficio da sociedade, ele ressaltou que a iniciativa do Projeto foi acertada e deseja que aconteça mais vezes.

Os participantes de forma geral demonstraram satisfação ao final do encontro, todos saíram com um certificado de participação que servirá de lembrança de uma boa ação de conscientização para dias melhores na nossa politica.

Os coordenadores do Projeto disseram que outros encontros como este serão realizados futuramente, com o propósito de enfatizar cada vez mais os valores e as ações da nova politica na cidade e no estado.